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FAQs

Perguntas Frequentes

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com o nosso Atendimento ao Cliente.

Se não fizer as revisões num concessionário oficial da marca perco direito à garantia?

Segundo o Regulamento Comunitário 1400/2002:
"o consumidor não perde, necessariamente, a garantia do fabricante sobre o seu automóvel, pelo facto da manutenção do mesmo ser feita fora da rede oficial da marca. Fundamental é que sejam sempre respeitadas as recomendações oficiais do fabricante e que as peças utilizadas nas intervenções sejam de qualidade original ou equivalente."

Como posso aumentar a longevidade dos pneus da minha viatura?

Para além de ser importante realizar uma condução prudente, é fundamental evitar sobrecargas da viatura e troços de estrada em mau estado. É também importante verificar a pressão dos pneus regularmente, assim como o seu estado de desgaste, calibrando-os e alinhando a direção sempre que estes tenham tido um contacto abrupto com um objeto sólido como uma calçada ou um buraco. Para além destes cuidados, pode também encher os pneus com nitrogénio e verificar o estado das válvulas para evitar ao máximo as perdas de pressão.

Poderá a utilização de um óleo tecnologicamente mais evoluído do que habitualmente uso na minha viatura melhorar a performance e a manutenção dos componentes mecânicos?

Cada viatura deve consumir o tipo de óleo com as especificações técnicas prescritas pelo construtor. A utilização de óleos tecnologicamente mais desenvolvidos poderá não ser benéfico para o motor do seu carro. Consulte-nos e saiba qual o óleo indicado para a sua viatura.

Devo colocar os pneus novos à frente para garantir maior capacidade de tração quando substituir um par de pneus numa viatura de tração dianteira?

Não. De modo a garantir maior segurança em situações imprevistas ou difíceis de controlar (travagem de emergência, curvas apertadas, entre outros fatores), os pneus devem ser sempre colocados atrás. Isto deverá ser feito já que o manuseamento da viatura será semelhante à conhecida pelo condutor e ainda porque, em caso de piso escorregadio, a traseira perderia tração antes da frente do veículo se os pneus novos fossem colocados à frente, criando uma situação de difícil controlo da viatura.

Qual a vantagem do material original em relação ao de "concorrência"?

Especialmente no material de desgaste e de consumo corrente nas viaturas, existem vários produtos com qualidade pelo menos equivalente aos comercializados pela marca, sendo que num elevado número de casos, os produtos adotados pelas marcas são igualmente comercializados pelas empresas que os produzem, com a simples diferença de não terem adicionalmente as insignias da marca do construtor, mas apenas a marca da empresa que os produz. O material original garante apenas que o produto em questão apresenta um índice de qualidade compatível com as recomendações do fabricante.

Mesmo nas viaturas que percorrem poucos kms, quais os componentes que devem ser substituídos periodicamente?

Independentemente da qualidade intrínseca dos produtos que utiliza na sua viatura, com o tempo, eles vão perdendo características que poderão pôr em causa a duração e fiabilidade dos principais componentes. Alguns fluídos, como óleos e lubrificantes, correias e acessórios de tensão, devem ser substituídos de acordo com as prescrições de cada marca.

Utilizar o AC com regularidade pode ser prejudicial à saúde?

Um ambiente com humidade muito baixa irrita as vias aéreas, pelo que, quem tem asma ou bronquite crónica, por exemplo, pode sofrer algumas crises com uma maior utilização do ar condicionado, assim como com as transições de ambientes muito quentes para ambientes muito frios. Também as crianças mais pequenas, por terem um organismo mais sensível, devem estar expostas ao ar condicionado de uma forma mais moderada. No entanto, a questão essencial sobre a segurança no uso do ar condicionado está ligada à higienização das suas condutas, cuja acumulação de ácaros, fungos e bactérias, poderão passar para o nosso organismo, causando doenças e mau estar.
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